quinta-feira, 12 de março de 2015

Os formatos de ficheiros de áudio digital

Os ficheiros de áudio digital podem assumir os formatos:
 • não comprimidos 
 • Comprimidos 


Não comprimidos:

• Depois do processo de amostragem e quantização, utiliza-se a técnica
de codificação PCM (Pulse Code Modulation).

• Esta codificação faz-se sem recurso a algoritmos de compressão. A
maioria parte dos formatos de ficheiros não comprimidos é nativa de
sistemas operativos específicos.

Alguns formatos: 
 O Waveform Audio é, por defeito, o formato de áudio digital nativo do sistema operativo Windows. 
 Os ficheiros neste formato utilizam a extensão wav. 

 Audio Interchange File Format (AIFF) é o formato de áudio utilizado pelo sistema operativo da Apple.

O Audio é um formato de áudio digital utilizado pela Sun e pelo sistema operativo Unix. A extensão destes ficheiros é au. 

O Sound é um formato semelhante ao formato au e utilizado inicialmente pela Apple. A extensão destes ficheiros é snd. 

O Musical Instrument Digital Interface (midi) é um standard que permite conectar sintetizadores, teclados electrónicos e outros instrumentos electrónicos ao computador. Os ficheiros midi não são propriamente um formato de ficheiro de áudio, mas, por armazenarem notas musicais, encontram-se dentro desta categoria e têm a extensão mid ou midi. 

O Compact Disc Digital Audio é um formato usado para codificar música em discos comerciais. Este formato não é armazenado nos computadores e, por isso, é necessário convertê-lo para outro formato para o conseguir. A extensão destes ficheiros é cda.


Comprimidos:
Quando se pretende ter um arquivo de música próprio e portátil, o mais conveniente é ter ficheiros áudio comprimidos. Designa-se por compressão um conjunto de algoritmos que tanto comprime como descomprime um ficheiro de som. Os codecs (Compression/Decompression) permitem comprimir o ficheiro num gravador ou permitem ouvir o som num leitor de música. Estes ficheiros ocupam menos espaço que os ficheiros iniciais e resultam da eliminação de informação redundante e outras informações de áudio com pouca influência na qualidade do mesmo.

Formatos de compressão com perdas 

O MPEG refere-se a uma família de standards para áudio e vídeo que inclui o MPEG-1, MPEG-2, MPEG-1 Layer 3 (MP3) e o MPEG-4, baseados na complexidade das fórmulas de compressão

O QuickTime Audio é essencialmente a tecnologia MPEG-4, suportando áudio, vídeo e o formato MP3. A extensão dos ficheiros é qt ou mov.

O Windows Media Audio é um formato de áudio digital da Microsoft, desenvolvido como um formato alternativo ao MP3. A extensão de ficheiros é wma. 

Formatos de compressão sem perdas

O Windows Media Audio Lossless é um formato da Microsoft, disponível no Windows Media Player. Usa a mesma extensão do formato wma.

O Apple Lossless Audio Codec é um formato disponível para ser usado com o iTunes e o iPod da Apple. A extensão dos ficheiros é m4a.


Webgrafia:
apontamentos da aula


Sem comentários:

Enviar um comentário