Realidade Virtual é uma tecnologia de interface avançada entre um usuário e um sistema computacional. O objetivo dessa tecnologia é recriar ao máximo a sensação de realidade para um indivíduo, levando-o a adotar essa interação como uma das suas realidades temporais. Para isso, essa interação é realizada em tempo real, com o uso de técnicas e de equipamentos computacionais que ajudem na ampliação do sentimento de presença do utilizador.
As tecnologias computacionais mais utilizadas atualmente são imagens tridimensionais, áudio, vídeo, rede, sistemas multi usuário e cooperativos, e equipamentos tais como luva digital, óculos estereoscópicos, capacete de imersão, teclado, rato, monitor e dispositivo de controlo como os comandos de jogo ou equipamentos com retorno de força, que auxiliam na imersão do utilizador nos sistemas. fig.1 -primeiros dispositivos de RV
Alguns dispositivos a serem estudados por criadores de sistemas em RV:
- Percepção sensorial (5 sentidos do corpo também devem estar presentes no mundo virtual).
- Hardware (Equipamentos não muito convencionais como luvas e capacetes e super-computadores para processamento adequado das aplicações).
- Software (Sistemas paralelos e distribuídos e detecção de colisão).
- Interface com o usuário (Simulações em tempo real).
fig.2 -capacetes digitais de RV, atualmente
Webgrafia
Sem comentários:
Enviar um comentário