segunda-feira, 20 de outubro de 2014

UTILIZAÇÃO DO SISTEMA MULTIMÉDIA - TEXTO

Agora vamos iniciar o estudo da subunidade da Multimédia- o Texto 

O que são Padrões de Codificações de Texto?

Computadores só trabalham com números. Qualquer outro tipo de informação precisa ser representada por números para ser processada por computadores. Texto é um desses outros tipos de informação que precisa de uma representação numérica nos computadores.
Uma codificação de caracteres é um padrão de relacionamento entre um conjunto de caracteres com um conjunto de outra coisa, como por exemplo números ou pulsos eléctricos com o objectivo de facilitar o armazenamento de texto em computadores e sua transmissão através de redes de telecomunicação.

Exemplos comuns são o código Morse que codifica as letras do alfabeto latino e os numerais como sequências de pulsos eléctricos de longa e curta duração e também o ASCII que codifica os mesmos grafemas do código Morse além de outros símbolos através de números inteiros e da representação binária em sete bits destes mesmos números.





Dentro dos vários tipos de codificação de carateres vamos abordar o Código ASCII e o código UNICODE:

ASCII

O primeiro padrão importante para codificação de texto foi o ASCII, publicado pela primeira vez em 1963. Esse padrão definia a codificação de caracteres usados nos Estados Unidos como letras do alfabeto inglês, algarismos, caracteres de controle para teletipos e alguns outros símbolos gráficos.

ASCII (American Standard Code for Information Interchange) é o Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação. Trata-se de um código binário (cadeias de bits: 0s e 1s) que codifica um conjunto de 128 sinais: 96 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 32 sinais de controle. Cada código binário possui 8 bits ( = 1 byte ): 7 bits para o propósito de codificação e 1 bit de paridade (detecção de erro).



UNICODE

Unicode é um padrão que permite aos computadores representar e manipular, de forma consistente, texto de qualquer sistema de escrita existente.
Seu sucesso em unificar conjuntos de caracteres levou a um uso amplo e predominante na internacionalização e localização de programas de computador. O padrão foi implementado em várias tecnologias recentes, incluindo XML, Java e sistemas operacionais modernos.









WEBGRAFIA:

Sem comentários:

Enviar um comentário